Menu

Transporte coletivo de Foz passa por mudanças a partir de 22 de Novembro Destaque

read here
A partir do dia 22 de novembro, o Cartão Único vai integrar todos os pontos da cidade, inclusive o Terminal de Transporte Urbano de Foz do Iguaçu, que será aberto à população.

O Sistema de Bilhetagem Eletrônica do Transporte Público de Foz do Iguaçu, que fica localizado na Avenida Juscelino Kubitschek (JK), avança para uma nova fase, garantindo a integração total de todos os pontos e terminais da cidade.
 
Um dos objetivos do sistema é garantir maior segurança à população, pois reduz consideravelmente a quantidade de valores monetários que circulam nos veículos evitando, com isso, o número de assaltos nos ônibus.
 
A Bilhetagem Eletrônica se tornou realidade em praticamente todas as grandes cidades do Brasil.
 
No domingo (22) o TTU será aberto à comunidade favorecendo o embarque e desembarque de passageiros. A integração será feita exclusivamente através do Cartão Único, no Terminal de Transporte Urbano, sendo que os usuários deverão embarcar pela porta da frente do ônibus e passar pela catraca. O pagamento em dinheiro continuará valendo, mas não permitirá utilizar o sistema integrado.
   
De acordo com o Diretor do Consórcio Sorriso de Foz do Iguaçu Flávio Eisele, “quem ainda não tem o cartão único, poderá fazê-lo na sala de atendimento do Único, instalado nas dependências do TTU. A primeira via do cartão é gratuita e a recarga pode ser realizada em um dos 27 pontos de vendas, em vários bairros da cidade.”  comentou Flávio.
 
O Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu - Foztrans atua fortemente na fiscalização do transporte coletivo, com ênfase na vistoria dos ônibus de maneira geral, principalmente em relação ao cumprimento de horário e itinerário.
 
Segundo o Diretor Superintende do Foztrans Carlos Juliano Budel, “o usuário poderá fazer a integração em qualquer ponto da cidade, dando continuidade a viagem, significa que ele vai sair do seu ponto de origem, e vir ao centro, ir ao outro local e voltar ao seu ponto de origem com a mesma passagem,” disse Budel.


Como Fazer o Cartão Único


O Único é um Sistema de Bilhetagem Eletrônica que utiliza um cartão inteligente sem contato, para ser utilizado no interior dos ônibus do sistema de transporte urbano de Foz do Iguaçu.
 
O cartão substitui o dinheiro e os bilhetes de papel para o pagamento da tarifa. Para utilizar basta aproximá-lo do equipamento validador, instalado no interior dos ônibus. O sistema fará o débito das tarifas e a liberação automática da catraca, agilizando o processo de embarque e tempo da viagem.
 
O primeiro cartão é fornecido gratuitamente ao usuário, porém se este for danificado, extraviado ou roubado será cobrada uma taxa de 5 vezes a tarifa vigente pelo ressarcimento dos custos operacionais.
 
Já para estudante, o aluno efetuará o seu cadastramento pessoalmente junto a Central de Atendimento do Único, onde será coletada digitalmente sua fotografia para utilização no Cartão Escolar e conferido os seguintes documentos:
 
- Declaração de matrícula original, expedida pelo estabelecimento de ensino constando periodicidade, ou seja, (manhã, tarde ou noite) e em quais dias da semana.
 
-  Cópia de documentos: CPF e RG ou certidão de nascimento (para alunos a partir de 14 anos é obrigatório a apresentação do CPF) e Comprovante de residência (fatura de água, luz ou telefone de no máximo 3 meses atrás ou contrato de locação) em nome próprio, dos pais ou responsáveis;
 
O Cartão Único pode ser feito na Associação Único, no Terminal de Transporte Urbano, ou pelo site: www.unicofoz.com.br. Para solicitar o cartão é preciso de um comprovante de residência, CPF e o RG. Outras informações na Central de Atendimento Único: (45) 3027 – 0100.


 

Confira os Pontos de Recarga do Cartão Único:

PORTAL DA FOZ
Cooperfarma Portal - Rua Beija Flor, 826 (Portal da Foz)
 
PANORAMA
Cooperfarma – Av. Rep Argentina, 3674 (Panorama)
 
TRÊS LAGOAS
Supermercado Mix - Rua Ernesto Gayer, 1113 - Conjunto Fernanda (Três Lagoas)
Cooperfarma Três Lagoas - Av. João Ricieri Maran, 618 (Três Lagoas)
Supermercado Nandi - Rua Canacari, 349 (Três Lagoas)
Cooperfarma -   Av.  Gramado, 1250 (Três Lagoas)
 
CIDADE NOVA
Mercado Campo - Rua Antônio Alves, 953 (Cidade Nova II)
 
TRÊS BANDEIRAS
Banca de Revistas Três Bandeiras – Av. Gramado, 201 (Três Bandeiras)
Farmais – Av. Americo Sasdelli, 3837 (Três Palmeiras)
 
VILA C, PORTO BELO
Cooperfarma – Rua Angela Aparecida Andrade, 200 (Porto Belo)
Megafarma  Rua P, 82 (Vila C Nova)
Cooperfarma - Rua Andradina, 70 (Vila C Velha)
 
VILA A
Cooperfarma Vila A - Av.  Silvio A  Sasdeli, 1759 (Vila A)
Muffato Vila A – Av. Silvio Americo Sasdeli, 3004 (Vila A)
 
VILA PORTES
Cooperfarma - Rua Osvaldo Cruz, 630 (Vila Portes)
Cooperfarma Ponte - Rua Santo Rafagnin, 40 (Vila Portes)
WORDPEL - Av  Jk, 3773 (Vila Portes)
 
CENTRO
Cooperfarma JK - Avenida JK (Centro)
Cooperfarma – Av. Brasil, 98  (Centro)
Cooperfarma – Av. Brasil, 1215 (Centro)
Cooperfarma – Av. Brasil, 1250 (Centro)
Cooperfarma - Xavier da Silva, 1316 (Centro)
Far Americana - Avenida Costa e Silva, 185 (Shopping JL)
 
MORUMBI
Farmautil – Av. Mario Filho, 2015 (Morumbi)
Farmácia Brenda – Av. Mario Filho, 1555 (Morumbi)
Farmácia Preço Justo – RuaTenente Ed  Roberto Olmedo, 734 (Morumbi II)
 
VILA YOLANDA
Cooperfarma Yolanda - Avenida Cataratas, 772 (Vila Yolanda)
 
PORTO MEIRA
Cooperfarma – Av. Morenitas, 637 (Porto Meira)
 
VILA CARIMÃ
Cooperfarma - Rua Indíanapolis, 1308 (Vila Carimã)

Com informações da AMN

F24

voltar ao topo